Swift

BATMAN VS SUPERMAN: O ENCONTRO DO SÉCULO, O RENASCIMENTO DA DC NO CINEMA(CRÍTICA)

POIS É GALERINHA,
O dia tão esperado chegou! depois de anos e anos vendo a Marvel
MASSACRANDO a DC em termos de cinema, parece que ela resolveu correr atrás do tempo perdido e criar um universo cinematográfico amplo como o a concorrência vem fazendo a anos.
Com o fim da era Nolan/Batman a DC decidiu se reinventar e começar realmente um universo no cinema com "Homem de aço".
O filme apesar de exagerado, ter sequências de ação bem planejadas mas pessimamente executadas e ser longo demais atendeu as exigências dos fãs da DC comics.
3 anos depois chega ao cinema, com MUITA EXPECTATIVA em cima, a sequência de " Homem de aço" que contaria com Batman e outros heróis.
Bem, todos sabem a minha EXPECTATIVA sobre esse filme, meu Hype estava altíssimo para assistir esse filme.
As salas de cinema estão lotadas em todo mundo de pessoas que esperam muito desse filme.
Cheguei ao shopping, alguns dias antes tinha dado a sorte de ter achado um ingresso num bom lugar para assistir o filme, infelizmente vi 3D e legendado que não recomendo para ninguém pois as letras começam a voar na sua cara, lamentável.
Entrei na sala, me sentei confortavelmente e apreciei a mais nova obra da DC. Depois de ter presenciado "pérolas" como Deuses do Egito" e "Convergente" pude acompanhar um bom filme pela primeira vez em umas duas semanas.
Logo de início somos surpreendidos com um jogo de câmeras muito interessante no qual vemos a morte dos pais do Batman, passa uma certa comoção sobre o assunto.
A cena em si é muito interessante mas a introdução do personagem não, mas isso nós vamos falar daqui a pouco.
Vemos algumas coisas pelo ponto de vista do Batman, a destruição de Metropolis, as pessoas reagindo a isso e nos faz REALMENTE pensar que o o Superman pode ser ruim para a humanidade pelo que ele pode trazer e por não poder ser controlado.
Ben Affleck me fez QUEIMAR TOTALMENTE a língua e traz o melhor e mais profundo Batman do cinema, colocando Christian Bale no chinelo de tão bom. Affleck dá uma profundidade ao personagem e traz um Batman traumatizado, em alguns momentos louco, meio paranóico, com um grande senso de justiça e poderoso, dando até outra roupagem diferente a Bruce Wayne.
Henry Cavill consegue de algum modo se achar como Superman, ele convence com o manto e transmite os idéiais seus em sua atuação, mas ainda tem muito a melhorar.
Gal Gadot deixa muito a desejar, como personagem ela está bem, atua bem e transmite naturalidade mas suas cenas de luta são mal administradas e feitas com varios closes em câmera lenta que chegam a incomodar.
Não podemos esquecer dos coadjuvantes, o novo Alfred traz uma nova roupagem, um Alfred mais jovem, muito mais presente na vida do Batman como um assistente mesmo. Citamos também aqui Amy Adams que faz a melhor Lois Lane de todas, absolutamente torna ela uma grande personagem diferente da Lois de Superman Returns.Além de outros secundários muito bons na história.
Vamos falar do vilão, Jesse Eissemberg traz uma versão muito excêntrica e diferente do vilão Lex Luthor. Essa versão é brincalhona, meio surtada e louca e diferente do que os fãs estão acostumados a ver. Algo meio psicótico, ameaçador e surtado que eu ainda não havia visto nos HQs nem filmes. Muito diferente da versão de Kevin Spacey em "Superman Returns".
Mas, mesmo essa versão tendo desagradado, eu gostei dela pois um Lex no nosso mundo de hoje seria mais ou menos desse jeito. Sua empresa lembra muito a "Google" e o Facebook.
Com essa mistura de elementos temos aqui a receita: o universo DC montado no cinema, enfim a DC dá um grande passo para tentar alcançar a Marvel que está a anos luz de distância ganhando rios de dinheiro com seus filmes.
Pela primeira vez vemos uma profundidade, um futuro, um horizonte para que esse universo se expanda e mais que isso: vemos que algo de qualidade pode estar por vir.
Há muitas referências a os HQs desde algumas cenas, algumas referências de fala e até em alguns pensamentos do Batman.
O uniforme do falecido Robin, os arquivos sobre meta humanos tudo isso me faz parecer que estou lendo um quadrinho dos novos 52.
Nesse filme também conseguimos ver claramente as diferenças entre a Marvel e a DC, enquanto a Marvel tenta agradar o público colocando os quadrinhos na tela em um clima um pouco mais leve a DC pega um pouco mais pesado, coloca um clima mais tenso em tela. A primeira risada que eu dei no filme foi com mais de duas horas de longa.
Há também a aparição (SPOILER) de alguns herois como Aquaman,Flash e Ciborgue. Muito bem feitas as aparições mas mal administradas, o maior desleixo de roteiro possível foi formar a liga em um E-mail.(SPOILER END)
Flash tem um papel importante no filme, Ezra Miller vai ter a difícil missão de tirar a imagem do Flash da série da cabeça das pessoas. Eu ouvia comentários no cinema que ele não parecia o Flash e que estava uma bosta,só esperando pra ver mesmo.
Aquaman pisca na tela por 30 segundos mas já mostra a imponência que Jason Momoa deu ao personagem.Podem considerar que Jason Momoa É MAIS AQUAMAN QUE O AQUAMAN HAHAHA.
Ciborgue é outro que aparece pouco mas empolga, mulher maravilha não entra nessa categoria pois é quase uma segundaria.
Zack Snyder sabe como ninguém filmar uma luta, todos sabem disso. Ele utiliza apenas uma câmera e varios takes e isso se torna bem interessante com o passar do filme pois, mesmo sendo poucas, as cenas de lutas são muito boas!!!
Claro que por causa disso as vezes vemos algumaa coisas dando errado, a câmera dando o foco errado ou no local errado mesmo e isso incomoda.
Falando nisso o 3D não acrescenta em nada ao filme e não há necessidade, veja normal e poupe seu dinheiro.
Um dos pontos chaves de discussão no primeiro filme foi a destruição excessiva da cidade, ALÁ MICHAEL BAY, e mesmo Snyder tomando cuidado vimos que ele continua amando uma explosão e exagerandi muito em suas batalhas. Cada soco do Apocalypse um prédio caia, era coisa de louco.
Esse é um filme muito cabeça para pessoas que estão esperando só mais um filme de super heróis, ele é sobre o conflito ético e moral entre Superman e Batman, e por mais que isso demore muito a terminar fica interessante.
Em alguns momentos o filme poderia ser mais rápido, seu clímax é muito demorado e pode ter feito alguns espectadores terem perdido o interesse no filme mas o final é tudo que nós gostariamos.
A grande batalha entre os dois é muito boa e bem filmada, mesmo sendo muito curta para o que eu esperava. A superação do Batman e até do Superman que não se mostra mais aquele herói invencível é notável.
Apesar do filme ser bom e divertido seu roteiro é sucateado, coisas são jogadas na tela e personagens são mal apresentados, algo que por favor eles devem concertar no próximo, pois Zack Snyder não sabe contat histórias.
O filme apesar de divertido, tem duas horas e meia isso é cansativo, mas muita coisa tinha que ser mostrada para que a DC pudesse alcançar a Marvel nessa corrida.
Não posso dizer que é uma obra prima mas posso dizer que eu saí com sorriso no rosto por ver meus heróis favoritos em ação, afinal eu espero esse filme desde que via liga da justiça no SBT.
A DC ainda tem que comermuito arroz e feijão pra alcançar a Marvel mas pelo que vi hoje isso é só questão de tempo!
Um belo início, meio que tardio, mas um bom início. Que venha "Guerra Civil"! nós do NerdForceQG estaremos lá para cobrir para vocês!
Eu não gostaria de dar nota a esse filme, mas sou meio que obrigado a isso, mesmo tendo seus problemas a diversão se sobrepos.
NOTA:7.4

Outras Postagens

0 comentários

COMENTÁRIOS: